No ramo condominial muito se fala do devedor contumaz. Porém, precisamos entender que, entre os tipos de devedores, há 4 perfis diferentes classificados pelo Serasa (Crônico, Negligente, Mau pagador e Ocasional), e neste artigo falaremos sobre o primeiro e mais comum deles: o Crônico.
Os diferentes tipos de consumidores se classificam por classe econômica, idade, gênero, etc. Para os devedores, a classificação é diferente, ela não é feita com base na renda ou idade, por exemplo, mas sim varia de forma comportamental, cultural, moral e ética.
É delicado identificar a “boa fé” do condômino, seus princípios éticos, valores morais, e o pensamento que ele tem quanto ao bom uso do dinheiro. Conseguimos ter uma noção quando conhecemos bem determinada pessoa, o que normalmente é difícil para o síndico, principalmente se for profissional. Essa dificuldade aumenta ainda mais para o contador ou a administradora do residencial.
Não é à toa que no mapa de inadimplência do Serasa de 05/2023 ( https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil/) podemos identificar que o devedor com perfil “Crônico” é um dos mais enfrentados no Brasil. Mais adiante compreenderemos bem o porquê, quando analisarmos o comportamento desse perfil devedor.
Por hora, na representação do mapa de dívidas renegociadas, identificamos que o maior percentual se concentra no setor de varejo (telecom, lojas de departamento, comércio em geral, e-commerce, etc) e de bancos/cartão de crédito (credito pessoal, financiamentos de veículos, cheque especial, compras diversas no cartão, etc.), somando 45,88% de renegociações. Com isso, podemos concluir que essas dívidas são prioridade de quitação para a maioria da população inadimplente brasileira. Em contra partida, as contas de securitizadoras (contas básicas como água, luz, gás) totalizaram 21,45% das renegociações e aqui é onde, provavelmente, se encaixa a cota condominial.
Mesmo que esses dados assustem os gestores condominiais, precisamos compreender que um detalhe significativo sobre esse perfil é de que, mais cedo ou mais tarde, esse devedor fará o pagamento com correções, multa moratória, juros moratórios e honorários de cobrança, se necessário. Portanto é fundamental identificar os “Crônicos” do condomínio para conduzir a cobrança de uma forma assertiva e eficaz. Ele não deve ser considerado um mau pagador, podemos entender que o Crônico “é aquele que gasta mais do que ganha” e paga quem “chegar primeiro” na cobrança.
COMO IDENTIFICAR O CRÔNICO NO CONDOMÍNIO
Uma das principais características é a má gestão dos gastos e o descontrole financeiro. Isso faz com que não consiga cumprir os prazos de vencimentos contratados com seus credores, especialmente o condomínio. Para ele, a cota condominial ser a dívida com os juros menores não um critério a ser levado em consideração, fator que para outros perfis é fundamental.
Abaixo selecionamos um histórico de pagamento comum de um devedor Crônico por 2 anos e meio para que possamos identificá-lo com dados numéricos, já que conseguimos com facilidade essa informação com os gestores do condomínio, e dessa forma é possível classificar o perfil do condômino inadimplente sem até mesmo conhecê-lo pessoalmente. Esse método de análise não é novidade no mercado de crédito, pois é uma das formas que os bancos e financeiras utilizam para determinar o Score de cada cliente na hora de liberar um crédito…
O primeiro ponto que observamos logo de imediato é que efetuou o pagamento de apenas 1 cota por mês durante 2 anos sem se preocupar em adiantar o valor das atrasadas e seguir com pagamentos em dia sem juros, ou seja, esse devedor não se preocupa em pagar mais caro pelo atraso.
O segundo ponto analisado é referente as datas de pagamento que variam do 5º dia útil e entre o dia 20. Se os pagamentos fossem regulares e organizados, conforme a provável data de recebimentos desse morador (pontualmente início de mês), ele também economizaria com encargos. Entretanto, há meses em que provavelmente não sobrou o salário, foi pago com o algum adiantamento salarial no dia 20. Comprovando a teoria de que esse perfil gasta mais do que ganha.
O terceiro ponto e o mais relevante é a provável ação de uma empresa de cobrança nessa unidade a partir de 2022. Conseguimos identificar isso analisando os pagamentos conforme o passar dos anos: Em 2021 ele pagava 1 cota por mês, mas continuava devendo 3, ou seja, a vencida em 10/01/2021 foi paga em 26/04/2021 quando já acumulava a cota 10/02/2021, 10/03/2021 e 10/04/2021 em atraso. Em 09/2022 tivemos o pagamento de 2 cotas juntas, e desde então começou a pagar pontualmente em seu recebimento (5º dia útil), além de deixar apenas 01 em aberto e não mais 02 ou 03. Isso demonstra que houve uma interferência significativa nas ações de cobrança a partir de 09/2022.
Com esse modelo de histórico ainda existem mais conclusões a serem tiradas referente ao relacionamento do perfil Crônico e sua gestão financeira. Porém, esses 3 pontos elencamos como os principais para conseguirmos brevemente identificá-lo.
COMPORTAMENTOS MAIS COMUNS DO CRONICO NO CONDOMÍNIO
Após analisarmos um modelo de histórico de pagamento, listo os comportamentos sociais mais comuns desse perfil, o que ele considera prioridade em sua vida, e principalmente o seu ponto de vista financeiro. Entender esses aspectos facilitará o entendimento do porquê desse modo de agir e pensar em relação às suas dívidas condominiais. Por fim, entenderemos como direcionar a abordagem ideal para recuperar esses valores.
- Vai preferir parcelar pois ele dá prioridade para gastar com outras coisas que considera mais relevantes quando consegue um montante de dinheiro. Não quer dizer que ele não tem dinheiro, apenas não quer dar muito dinheiro para algo que ele não “enxerga”. Para ele a cota de condomínio não é palpável mesmo que ele usufrua das áreas de lazer.
- Estão endividados com cartão de créditos, bancos, e geralmente tem algum credor ou oficial de justiça procurando por ele no condomínio para cobrar alguma dívida. Quando alguém lhe entregar uma notificação ele não demonstrará nenhum constrangimento pois ele acha normal ter dívidas.
- Para ele manter suas “aparências” precisa mostrar que tem: roupas de marca, um bom carro, um celular do modelo mais atual (e caro). Gastam muito com supérfluos, lazer, festas e coisas que alimentam sua vaidade, mas não sentem vergonha de ostentar no condomínio e principalmente nas suas redes sociais, mesmo sabendo que está devendo. Seu ego e aparência é mais importante do que sua vida financeira.
- É consumista e pensa em aproveitar a vida hoje, sem se preocupar com poupar dinheiro em caso de uma crise financeira, desemprego, etc. Ao conversar com alguém assim você nota que a pessoa não sabe e não se preocupa em saber sobre o mercado financeiro, economia doméstica, investimentos, inflação, Selic, etc.
- Não costuma ir às assembleias e não se importa com o seu direito de votar. Pra ele quanto menos se envolver melhor. Não faz questão de saber as regras, convenção, decisões que precisam ser tomadas no residencial e principalmente seus deveres como condômino pagador. Para ele uma assembleia é sinônimo de confusão, briga entre vizinhos, perda de tempo.
- Não prioriza o pagamento do condomínio, pois pra ele é um dinheiro posto fora já que não é palpável, comumente acha caro e pensa que poderia ter muito mais coisas com o valor que é cobrado, pois, consciente ou inconscientemente, ele compara com coisas que poderia comprar para si com esse valor. Conclui isso porque não tem noção dos custos do condomínio e sua responsabilidade como condômino. Lembre-se que ele não tem clareza nem do seu próprio custo de vida, ou seja, dificilmente olhará e entenderá os balancetes do residencial. É bem provável que ele nem abra o boleto na caixa do correio e não saiba exatamente o que compõe o valor cota.
- Ele não acredita que pode perder o imóvel se não pagar a cota, pois como é acostumado com diversas “ameaças” de cobranças de outros credores acha que essa é só mais uma. Não procura saber o que a lei, de fato, dispõe sobre isso. Não se importa com restrições no CPF, somente quando precisar de seu nome limpo para alguma aquisição específica de seu interesse. Se isso acontecer ele vai limpar seu nome apenas para isso, mas depois vai voltar a atrasar novamente. Por isso nesses casos o protesto ou parcelamento não são a solução mais recomendada.
AS FRASES MAIS COMUNS QUANDO COBRADOS
- Não vou tirar da minha comida, nem roubar para pagar!
- Não vou pagar tudo pois vou ficar sem dinheiro para …, mas melhor uma do que nada né?
- Não vou usar o meu décimo inteiro para quitar todo o débito de condomínio, pois preciso viajar e comprar presentes!
- Usei o dinheiro para pagar outra conta mais urgente agora só vou pagar no mês que vem.
- Não adianta ficar me ligando e incomodando. Só pago quando der ou dia …, e se me incomodar não pago nada.
- Recém paguei uma, agora só mês que vem.
- Pago em atraso, mas sempre pago!
COMO RECEBER DO CRÔNICO
Como já citamos, o crônico paga as suas dívidas, porém exigirá ações de cobranças intensivas. Sendo assim, se em seu residencial forem identificados vários condôminos com esses comportamentos, recomendamos que contrate um profissional especializado em cobranças para lhe auxiliar nessa demanda. De qualquer maneira preparamos algumas dicas de como conduzir a negociação para ter sucesso.
- Esse devedor não vai pagar apenas com uma única ligação ou mensagem. Precisa-se usar um misto de ferramentas estratégicas para receber. Ligações para negociação ainda é o melhor meio de insistência, não desista de “falar” com ele, mesmo se estão trocando mensagens.
- Enviar e-mails de cobrança não vai ajudar. Esse devedor precisa ter contato frequente com ele e diálogo, pois ele precisa constantemente ser “lembrado” que precisa pagar, e um e-mail de cobrança será apenas mais um em sua caixa de entrada.
- Não conceder prazos longos a ele, isto é, no máximo uma semana, sugerir a ele para tentar conseguir um empréstimo antes do próximo pagamento, mas se isso não adiantar agende a previsão do pagamento e inicie contato alguns dias antes do seu pagamento para garantir que será cumprido a promessa.
- Evitar sugerir parcelamento, pois ele vai concordar e teremos 2 dívidas para cobrar a do mês e do acordo, e vai virar uma bola de neve aumentando ainda mais o valor devido.
- Seja firme e recorrente nas negociações. Fale sobre seu histórico de pagamentos em atraso, explique os gastos que o condomínio tem de maneira breve, frise a importância da cota. Todas as negociações com ele ajudam a evitar cada vez mais desculpas para o não pagamento.
- Se for o caso de ter vários nessa situação, informe aos crônicos que terá que fazer uma assembleia para discutir sobre montagem de ação judicial de cobrança para as unidades com maior inadimplência. Nela os moradores irão avaliar e decidir. O Crônico não vai querer ter seu nome em discussão ou confusão na assembleia.
- Entregar uma notificação em mãos, com um teor bem específico sobre o que diz a lei e a obrigação de pagar as cotas condominiais, expondo por escrito as consequências que a inadimplência causará, pode influenciar ao pagamento na primeira oportunidade que ele tiver, pois vai lhe instigar e checar a veracidade das informações e ver que perder o imóvel não é uma ameaça, mas sim uma realidade.
Aqui neste artigo, especificamente sobre o Crônico, mostramos que em alguns casos as pessoas que devem levam um modo de vida onde conviver com a inadimplência faz parte de como posicionam o dinheiro em sua vida e nosso papel é apenas fazer com ela pague sua dívida por ser uma obrigação e responsabilidade legal e não porque consideramos seu modo de pensar imoral ou errado.
Portanto o que queremos transmitir é que as ações de cobrança não podem ser feitas de modo generalizado para todos os inadimplentes do residencial pois isso trará problemas de relacionamento caso seja interpretado errado ou como um pré-julgamento.
Precisamos ter em mente que as pessoas não são iguais e não tratam seu dinheiro com a mesma importância. Para uns o dinheiro é felicidade, para outros, segurança, conforto. Para a maioria é sobrevivência.
Iniciar uma abordagem de cobrança é ter consciência que não vamos tentar mudar as pessoas e impor o que achamos válido ou correto em relação a como ela lida com o seu dinheiro. O que te faz satisfeito financeiramente não é o mesmo ou as mesmas coisas que fazem o outro satisfeito. Isso é individual e inegociável.
Conhecer e entender o modo de pensar e agir do devedor fará a cobrança ser mais leve e assertiva para os dois lados, o cobrador e o cobrado.
Cobrar é uma tarefa difícil. Fazer isso sendo imparcial é mais difícil ainda para os gestores do condomínio. Por isso somos especializados em cobrança. Entendemos que essa necessidade condominial deve ser tratada com técnica, zelo, responsabilidade, cordialidade e principalmente empatia. E, claro, trazendo os melhores resultados para Condomínio e condômino, sem gerar conflitos.
Agende sua reunião e conheça melhor nossas soluções de cobrança, estaremos a sua disposição!