Desde 2016 os síndicos e os condôminos adimplentes têm encontrado um grande aliado na busca pela redução da inadimplência das taxas de condomínio. Esse aliado é o novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105/15). Ele alterou seu antecessor e reconheceu que para se cobrar taxas (ou cotas) de condomínio atrasadas o processo judicial deveria ser bem mais rápido.

Antes dele os processos eram muito cansativos porque a composição da taxa de condomínio era vista como de valor duvidável. Então, era preciso todo um esforço para provar judicialmente que o cálculo do rateio tinha sido feito adequadamente.

Porém, não é de hoje que o cálculo da cota é realizado por profissionais contadores, ainda que trabalhem em uma administradora de condomínios. Certamente esse trabalho é feito com muito cuidado e sabedoria.

Por essa e outras razões, a nova Lei passou a considerar a cota de condomínio um novo tipo de título executivo extrajudicial, o qual poderá ser cobrado judicialmente de forma rápida, ou seja, diretamente pelo processo de Execução.

A ação executória, de forma resumida, já começa chamando o devedor ao processo e lhe concedendo o prazo de 3 (três) dias para pagar sua dívida. Isso mesmo! Após o oficial de justiça bater na porta, o devedor deverá providenciar o imediato pagamento, parcelar (30% de entrada + 6x com juros), defender-se, ou sofrerá desde logo penhora de contas bancárias, veículos ou até seu próprio imóvel.

Entretanto, é verdade que os tribunais continuam abarrotados de processos; isso não mudou. Dessa maneira, os processos ainda são a maneira mais lenta de se recuperar uma inadimplência.

Assim, é muito importante que a Result Cobranças já tenha iniciado o trabalho de cobrança EXTRAjudicial, ou seja, antes de se entrar com ação judicial.

A cobrança extrajudicial é, sem dúvida, a maneira mais rápida de recuperar a inadimplência, mas quem já se dispôs a manter uma rotina de cobrar moradores vizinhos sabe quanta indisposição e conflito isso gera.

Cobrança extrajudicial possui técnicas próprias e os profissionais devem ser constantemente treinados para efetuar uma boa negociação. Além disso, é mais barata também para o devedor, o qual não precisará contratar advogados quando sofrer o processo de execução.

A Result Cobranças consegue dar total suporte ao condomínio. Desde a cobrança preventiva, antes de vencerem os boletos, com a cobrança com garantia de recebimento, ou com a cobrança extrajudicial e judicial.

O diferencial estará na qualidade do serviço, afinal, nosso trabalho está plenamente concentrado na atividade de cobrança. Síndicos(as) e administradoras de condomínio poderão focar seu trabalho em tantas outras atividades administrativas, sem se preocupar mais com a tarefa mais difícil.

Gustavo – Sócio e advogado da empresa