No ramo condominial muito se fala do devedor contumaz. Porém, precisamos entender que, entre os tipos de devedores, há 4 perfis diferentes classificados pelo Serasa (Crônico, Ocasional, Negligente e Mau pagador), no artigo anterior abordamos sobre o perfil Crônico, neste falaremos sobre o Ocasional.
QUEM É O DEVEDOR OCASIONAL?
O próprio nome já diz, é aquele morador que ocasionalmente ficou inadimplente, ou seja, seu histórico de pagamentos é impecável.
Diferente do perfil Crônico, a ocasião que o veio a gerar a inadimplência é algo de extrema importância na vida desse morador, como por exemplo: perder o emprego, um acidente grave, morte de algum familiar ou dele próprio, um gasto alto extremamente necessário que não pode ser planejado, entre outras situações inesperadas que venham a impactar significativamente em sua renda.
O que precisa ficar claro sobre esse perfil é que qualquer situação que tenha acontecido na vida dessa pessoa aconteceu de maneira repentina e o pegou desprevenido, pois esse perfil costuma se prevenir, ter reservas financeiras e manter seus pagamentos sempre em ordem. Dito isso podemos esperar que essa pessoa certamente está passando por um período de grande stress em sua vida.
Podemos concluir que esse morador se preocupa com a dívida e principalmente com o ônus que ela gera. Assim esperamos que, dentro de suas possibilidades, ele já está buscando uma maneira de solucionar o problema.
COMPORTAMENTOS MAIS COMUNS DO OCASIONAL NO CONDOMÍNIO
Partindo do princípio de que o ocasional não estará com frequência entre os inadimplentes, ele terá um comportamento diferente pois não se encaixa nos padrões éticos de um crônico ou mau pagador.
Assim, é bem comum ele procurar o síndico ou administradora e explicar sua situação com detalhes e o motivo da inadimplência. Esse condômino não vai mentir ao relatar sua história, pois quer que tudo seja esclarecido o mais rápido possível.
Se houver algum problema pontual, são pessoas que antes mesmo de ficarem inadimplentes vão querer negociar informando uma previsão de pagamento, essa previsão por sua vez não será infundada ou apenas uma desculpa como acontece com o mau pagador, por exemplo.
Esse morador pode se sentir lesado ao ter que arcar com as custas geradas pela inadimplência por não achar “justo” ser tratado como os outros já que é a primeira vez que acontece. Vão querer desconto, uma condição diferente, uma abordagem diferente e empática, enfim ter um tratamento diferenciado.
Dependendo de como as ações de cobranças forem conduzidas, ele pode se sentir extremamente ofendido e levar para o lado pessoal. Se isso acontecer, esse perfil irá atrás dos seus direitos e recursos não medindo esforços para entrar com algum processo contra o condomínio e até, no momento mais oportuno, colaborar ativamente para a troca do síndico e/ou gestão.
Cuidado com a falta de esclarecimento com esse perfil. São pessoas atentas aos valores nos mínimos detalhes, gostam de tudo esclarecido e levam os procedimentos legais ao pé da letra. Se o condomínio possuir uma garantidora, por exemplo, ele vai querer uma explicação de cada valor que está sendo cobrado, e vai ir atrás do contrato para procurar e se certificar se há alguma irregularidade. Sem receio nenhum irá até o final para resolver.
Se houver uma alteração bem agressiva no seu padrão financeiro, será o tipo de morador que, sabendo que não poderá arcar mais com despesas condominiais, vai procurar vender sua unidade e sair do condomínio. É uma pessoa que não consegue ficar em um imóvel com dívidas atrasadas, principalmente por saber as consequências finais da inadimplência das cotas condominiais.
Esse morador pode ser bem ativo e participativo nas assembleias e reuniões, portanto seu direito de voto é importante e ele valoriza a perda de sua participação nas decisões do residencial.
COMO RECEBER DO OCASIONAL
Normalmente não consideramos esse crédito difícil de recuperar para ingressar de imediato com um processo judicial, embora eventualmente seja necessário.
Um Ocasional pagará suas dívidas assim que tiver condições. Porém, isso pode levar um tempo maior se partir do princípio que não é por “qualquer motivo” ou algo irrelevante que ele está devendo. Portanto, a demora na resolução do problema será inevitável.
Como sabemos, o condomínio precisa da receita o quanto antes e não podemos deixar de cobrar, para isso listamos algumas dicas de como fazer a cobrança e ter um bom resultado:
• Um tom amigável e receptivo na negociação citando o histórico de pagamentos e mostrando que sabe que ele é um bom pagador. Essa atitude pode evitar maiores conflitos como um sinal de “reconhecimento”.
• Demonstrar empatia na situação ocasionadora da instabilidade financeira pode criar confiança com a pessoa, isso é positivo porque um Ocasional jamais enganará quem ele confia.
• Explicar com detalhes como vai funcionar principalmente quando há terceirização da cobrança, visto que há um padrão de procedimentos e contratos no condomínio. Nessa situação exponha qual será o máximo de tempo que poderá esperar sem dar continuidade nas sanções mais agressivas. Seja transparente com ele.
• Correr atrás para resolver e saber tirar as dúvidas dele caso lhe falte alguma informação, principalmente sobre os detalhes do valor que está sendo cobrado como, por exemplo, uma multa, chamada de capital, taxa do salão de festas, etc. Explicar tudo com clareza e coerência.
• Mostre-se disposto a ajudá-lo e condicione isso ao pagamento. Explique que Você não é o credor dele e sim o condomínio, e informe as leis e procedimentos que impedem as isenções de juros e multa de atraso por exemplo, esclareça a impossibilidade legal e os riscos que implicam.
• Enviar e-mails de cobrança, ou ficar somente na troca de mensagens podem NÃO ajudar. Esse devedor precisa ter diálogo de maneira mais íntima para criar um compromisso com ele valorizando mais ainda a negociação.
Neste artigo, compreendemos um pouco mais a identificar um devedor ocasional e como conduzir uma cobrança assertiva com esse perfil de moradores.
Vale ressaltar que fazer a cobrança não é uma tarefa fácil com qualquer um dos quatro perfis de inadimplentes, sendo assim, receber o credito devido sem onerar o condomínio em alguns casos parece quase impossível para o síndico e/ou administrador.
Dessa forma, a Result quer ajudar a tornar essa tarefa mais fácil e sem tantos embaraços com conteúdos esclarecedores como este. Porém, ter um profissional de cobrança cuidando da inadimplência é sempre mais ideal.
Por isso, somos especializados em cobrança. Entendemos que essa necessidade condominial deve ser tratada com técnica, zelo, responsabilidade, cordialidade e principalmente empatia. E, claro, trazendo os melhores resultados para Condomínio e condômino, sem gerar conflitos.
Agende sua reunião e conheça melhor nossas soluções de cobrança, estaremos a sua disposição!